NF-Light® (Neurofilament light) ELISA
O Neurofilamento Leve ajuda na diferenciação entre distúrbios neurodegenerativos do cérebro e constitui a espinha dorsal a que as cadeias mais pesadas co-montam, formando a fibra de Neurofilamento (Lee et al., 1993). Dentro dos axônios, a fosforilação e a desfosforilação dos neurofilamentos regulam, respectivamente, a expansão e a contração dos microtúbulos.
A cadeia leve do neurofilamento (NF-Light) é a forma estequiometricamente mais comum em comparação com outras isoformas, como cadeias médias e pesadas. É rapidamente liberada após a destruição axonal e permanece altamente estável (por pelo menos 8 dias, mesmo em temperatura ambiente). Além disso, apresenta sensibilidade e especificidade à doença significativamente maiores.
Após lesões de células nervosas, devido à traumas diretos ou processos degenerativos lentos, o conteúdo da célula é liberado no compartimento circundante permitindo determinações quantitativas das proteínas axonais. Níveis aumentados de Neurofilamento leve foram encontrados em várias doenças degenerativas, tais como esclerose lateral amiotrófica, doença de Alzheimer, esclerose múltipla e em modelos animais, tais como encefalomielite experimental crônica auto-imune (Rosengren et al., 1996; Norgren et al., 2003, 2004, 2005).
O NF-Light® (Neurofilament light) ELISA permite uma rápida quantificação da cadeia leve de neurofilamento.
O Teste da IBL NF-light® (Neurofilament light) é um ensaio imunenzimatico designado para a determinação quantitativa do NF-light em liquido cérebro espinhal humano. O Teste utiliza 2 anticorpos monoclonais altamente específico não concorrentes (Norgren et al., 2002).
O NF-Light® (Neurofilament light) ELISA da IBL International (grupo Tecan) é distribuído exclusivamente pela DBR Biotech.