
Em prática contra a COVID-19
A nossa parceira Exbio, pensando em ajudar nas pesquisas sobre o SARS-CoV-2, desenvolveu recentemente dois novos kits para análise do sistema imune de pacientes com COVID-19 – e já trazemos pra vocês alguns resultados!
Os produtos foram projetados para um uso muito simples – a fim de minimizar o tempo e os contatos com a amostra de sangue infecciosa, os reagentes são fornecidos em um único teste pronto para uso. Tal fator permite que o operador siga apenas três simples etapas no laboratório:
• Adicionar a amostra de sangue ao tubo de ensaio, agitar e incubar;
• Lisar eritrócitos com solução de lise EXCELLYSE Easy (ED7066) e lavar;
• Adquirir amostra e obter dados de citometria.
Como método de estudo, foram analisadas por um determinado tempo as mudanças nas subpopulações de células B e T de doadores saudáveis e pacientes hospitalizados com diagnóstico de COVID-19.
Analisando os gráficos abaixo, podemos interpretar que a infecção pelo SARS-CoV-2 afeta principalmente os linfócitos T, particularmente as células T CD4 e CD8, diminuindo a quantidade dessas células e a produção de IFN-y pelo CD4. Esses possíveis marcadores imunológicos podem vir a ser importantes devido a sua relação com a gravidade da COVID-19.
A partir disso, nota-se que os números absolutos de células CD4 e CD8 linfócitos T, assim como os da expressão INF-y do CD4, diminuíram em quase todos os pacientes – principalmente em casos mais severos da doença.