Notícias

13 abr

Proteína Alpha-Klotho

Klotho – o canivete suíço da biologia

Esta proteína está envolvida em uma ampla variedade de processos biológicos. Sua influência varia desde a longevidade até a regulação metabólica de minerais e vitamina D, além de estar envolvida em doenças renais crônicas e muito mais. ¹

Fatos sobre a Alpha-Klotho²
• Produzida principalmente pelos rins;
• Envolvida na longevidade e antienvelhecimento;
• Altamente conservada;
• Efeitos protetores vasculares.

No entanto, níveis séricos mais baixos…
• Levam a sinais de disfunção vascular, incluindo rigidez arterial e calcificação vascular.

A proteína antienvelhecimento
• Se adere nas vias de sinalização, como p53/p21, cAMP e quinase C.

Uma mutação no gene Klotho causa fenótipos (características) semelhantes ao envelhecimento prematuro e reduz drasticamente a expectativa de vida nos camundongos. A superexpressão, no entanto, suprime o envelhecimento e prolonga a vida. Aparentemente, o alpha-Klotho tem um impacto complexo, pois protege contra disfunção endotelial, regula a produção de óxido nítrico e influencia as vias de sinalização intracelular. ³

Alpha-Klotho e as pesquisas²
Pouco se sabe sobre os efeitos da atividade física no alpha-Klotho, mas diferentes estudos sobre o assunto contribuíram para uma melhor compreensão. O estudo de Morishima e Ochi demonstrou que apenas uma prática de exercícios físicos teve impacto no nível sérico de alpha-Klotho em homens saudáveis.

Figura 1: Concentrações séricas de alpha-Klotho (a) e endotelina-1 (b) antes e depois da prática de atividade física. Os dados são expressos como médias.
A figura acima mostra os níveis de alpha-Klotho (a) e endotelina-1 (ET-1) em (b), pois é um poderoso fator de vasoconstrição. As concentrações séricas de alpha-Klotho e ET-1 não mudaram nas linhas de base 1 e 2. No entanto, foram observados aumentos significativos nos níveis séricos de alpha-Klotho e ET-1 10 minutos após a atividade física em comparação com a linha de base 1. A significância desapareceu entre 30 e 60 minutos após a prática do exercício em ambos os parâmetros. 

Conclusão:
O presente estudo demonstra que o alpha-Klotho sérico aumenta significativamente após atividade física. No entanto, o aumento de alpha-Klotho pode não estar associado à redução aguda da função endotelial.

Portfólio
Saiba mais sobre a linha de produtos da IBL International (Grupo Tecan) relacionada ao envelhecimento, incluindo soluções ELISA para detecção quantitativa de ?-Klotho*, FGF19*, FGF21* e Fibulin-5/DANCE* (RUO) destinados para pesquisa.

1. Torres, P. U., Prie, D., Molina-Bletry, V., Beck, L., Silve, C., & Friedlander, G. (2007). Klotho: an antiaging protein involved in mineral and vitamin D metabolism. Kidney international, 71(8), 730-737.
2. Morishima, T., & Ochi, E. (2021). Impact of a single bout of resistance exercise on serum Klotho in healthy young men. Physiological Reports, 9(21), e15087.
3. Wang, Y., & Sun, Z. (2009). Current understanding of klotho. Ageing research reviews, 8(1), 43-51.

Solicite uma proposta

`


A DBR Biotech possui diversas ligações para outros sites, os quais, a nosso ver, podem conter informações e ferramentas úteis aos nossos visitantes. A nossa Política de Privacidade não é aplicada a sites de terceiros, portanto, caso visite algum outro site a partir do nosso, cabe ao visitante ler a Política de Privacidade desse. Nós não nos responsabilizamos pela política de privacidade ou conteúdo presente nos sites que indicamos.
Clique aqui e saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.